Prezados pais e/ou responsáveis,
Gostaríamos de solicitar sua autorização para que seu(a) filho(a) participe da pesquisa “Avaliação da resiliência infantil: estudos psicométricos para informatização e para ampliação de faixa etária do instrumento” desenvolvida pela Profª Drª Karina da Silva Oliveira, que é membro do Laboratório de Avaliação e Intervenção na Saúde (LAVIS). Os objetivos desta pesquisa são adaptar um teste psicológico chamado “Marcadores de Resiliência Infantil” para que seja possível utilizá-lo em formato digital e ampliar a faixa etária de utilização, que originalmente é de 8 a 12 anos, passando a incluir crianças a partir de 5 anos. É importante compartilhar que o teste já é aprovado para uso profissional pelo Conselho Federal de Psicologia.
A participação nesta pesquisa é voluntária, isto é, não são previstas vantagens financeiras, ou custos ao participante. Assim, você poderá autorizar e/ou retirar a autorização de seu(a) filho(a) a qualquer momento, sem qualquer prejuízo ou penalidades. Todas as informações coletadas serão sigilosas, de modo que nem a família, nem a criança, nem a escola será identificada em qualquer circunstância.
Ao aceitarem este convite, seu(a) filho(a) responderá ao teste psicológico “Marcadores de Resiliência Infantil”. As respostas aos itens do teste serão dadas individualmente. Os dados das respostas serão organizados em um banco de dados digital sigiloso. A participação da criança na pesquisa ser dá por dizer o que a personagem da história deve fazer em situações cotidianas como escolher uma brincadeira, um brinquedo ou o tipo de atividade escolar. Por isso os riscos de participação são os mesmos esperados para atividades como leitura de livros infantis e contação de histórias, como por exemplo, o cansaço. Caso isso aconteça, a criança poderá interromper a participação livremente. Ainda, se qualquer outro desconforto for experimentado durante a participação, será oferecido acolhimento psicológico sem custo ao participante, bem como será feito o encaminhamento para atendimento especializado, caso seja necessário. Vocês estão amparados pela Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012 do Ministério da Saúde, podendo solicitar suporte nos termos descritos na referida resolução.
Caso autorize que seu(a) filho(a) participe desta pesquisa por favor, selecione a opção correspondente abaixo. Sugerimos que você guarde uma cópia deste termo com você.
Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais, com o número CAAE 51537621.0.0000.5149. Se você tiver dúvidas durante a condução da pesquisa, ou mesmo depois dela ter se encerrado, poderá entrar em contato para esclarecê-las com a pesquisadora Profª Drª Karina da Silva Oliveira, pelo e-mail karinaoliveira@ufmg.br ou oliveira.karinadasilva@gmail.com. Questões de ordem ética poderão ser consultadas junto ao Comitê de Ética através do número (31) 3409-4592, e/ou e-mail: coep@prpq.ufmg.br, endereço Av. Antônio Carlos, 6627. Unidade Administrativa II - 2º andar - Sala 2005. Campus Pampulha. Belo Horizonte, MG – Brasil. CEP: 31270-901.
Agradecemos a colaboração.
Karina da Silva Oliveira
Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia: Cognição e Comportamento
Universidade Federal de Minas Gerais